Comunicação Não Violenta na Liderança Horizontal

Comunicação Não Violenta na Liderança Horizontal

Alltalks

A Comunicação Não Violenta na perspectiva da Liderança Horizontal foi tema do Alltalks apresentado pelo consultor do IMO Brasil, Paulo Neves Júnior. Composto de quatro etapas, a CNV tem importante papel na estrutura organizacional e objetiva qualificar os diálogos e relações interpessoais. O conceito foi criado pelo psicólogo americano Marshall Rosenberg.

Um dos papeis primordiais da CNV é eliminar ruídos e evitar interpretações equivocadas. Isso acontece, pois é natural misturarmos aquilo que provém do campo racional com o que floresce com os sentimentos. A proposta da CNV é dar mais atenção às conversas, eliminar expressões habitualmente utilizadas e que podem gerar mal-estar pelo tom inadequado. Exemplificando esse costume são as frases generalistas: “você sempre chega atrasado” ou “Ah, mas isso é óbvio”. Ou seja, expressões que rebaixam o interlocutor.

O primeiro passo proposto por Rosenberg em CNV é a observação do fato específico. Isso colabora para que não ocorram generalizações. Um exemplo do primeiro passo seria “Eduardo, na segunda você deixou as caixas em cima da mesa manchando-as de tinta”. Descrição clara e específica do fato abordado. Assim cria-se atenção do outro para uma determinada ocorrência.

O segundo passo é comunicar a pessoa que aquilo despertou um sentimento. Há duas classes de sentimentos: algo que te soa favorável, estimulante, tais como gratidão, encantamento, entusiasmo e esperança. Mas também existem outros sentimentos que têm o caráter contrário: vergonha, raiva, mágoa. O diálogo então segue com a expressão do sentimento. “Então Eduardo, ao ver a mesa suja eu me senti aborrecido”.

Chega-se então ao terceiro passo que clareia a necessidade que está por trás dessa condição sentimental. Ao expressar a necessidade você está deixando claro para outro que tem algo dentro de você que é importante e que não foi atendido naquela situação. “Então Eduardo, para mim é importante que o escritório esteja organizado e limpo”.

O último passo da CNV é expressar para outra pessoa um pedido - e não uma ordem. Também bem específico e claro. “Assim Eduardo, eu te peço que coloque as caixas na prateleira azul”. Os quatro passos da CNV permitem que o outro tenha a clareza do que acontece dentro de você. Elementos de sinceridade e autenticidade colaboram para as relações e diálogos. Esse processo permite que a outra pessoa se aproxime de você porque você está demonstrando estar desarmado, sem segundas intenções e nem está se colocando numa posição superior a ela.

A proposta da CNV colabora também para eliminação do uso de palavras inadequadas e da falta de atenção nos diálogos, além de humanizar ainda mais as relações.

Relembrando, o CNV é formado por quatro passos básicos:

  • Observar o fato específico;
  • Comunicar o sentimento despertado pelo ato, de forma clara;
  • Esclarecer a necessidade que vem do fato em questão;
  • Expressar um pedido, e não uma ordem. 

O Alltalks é o laboratório de conhecimentos gerais da Alta, criado para que todos compartilhem seus conhecimentos com todos.

O Alltalks sobre CNV foi apresentado pelo consultor IMO, Paulo Neves.

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