O universo dos influenciadores digitais

O universo dos influenciadores digitais

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Com o poder de engajamento nas mídias digitais, o marketing de influência ganhou ainda mais força. A famosa propaganda boca a boca se consolidou na era digital como uma grande ferramenta de influenciar o comportamento dos consumidores.

O acesso à informação e o poder de expressar-se como bem quiserem no universo on-line, os consumidores passaram a dar mais atenção às influências recebidas de seus pares bem como das personalidades que admiram. 92% dos consumidores acreditam mais em recomendações de outros indivíduos do que de marca.

O marketing de influência é um método de divulgação focado em engajar pessoas, no meio on-line, que sejam referência em suas áreas de atuação como: gastronomia, saúde, lifestyle, moda, viagens, por exemplo. O ponto principal é fazer com que esses influencers compartilhem experiências e mensagens das marcas com seus respectivos públicos.

O que são influenciadores digitais?

São pessoas que cativam milhões de fãs com sua espontaneidade, suas histórias, humor, compartilhando sua rotina nas redes sociais. Com isso, as empresas viram uma oportunidade de se aproximar dos consumidores de uma maneira mais sútil e pessoal. Eles se tornaram os novos embaixadores das marcas, são os novos formadores de opinião ou porta-vozes.

Os influenciadores criam seu próprio conteúdo e é assim que conseguem monetizar sua imagem. A relação deles com os seguidores é pautada por credibilidade e valores, o que o torna uma fonte confiável, mais próxima à realidade, deixando as ações de mídia mais humanizadas.

O que não cola mais com a internet é aquela relação forçada. Os fãs/consumidores vão reagir e toda estratégia pode ir por água abaixo causando uma crise para a marca. Por isso, cases de sucesso quando o assunto é marketing de influência são os que apresentam conteúdos e relações verdadeiras. É aqui que a marca deve se atentar na escolha do influencer que assumirá o papel de porta voz na ação.

Por que investir?

  • Dá voz às ideias, produtos e marcas de forma humana e autêntica.
  • Proximidade com o consumidor.
  • 92% dos consumidores acreditam mais em recomendações de outros indivíduos do que de marca.
  • Conteúdo gerado por influenciadores gera 11 vezes mais resultado do que campanhas publicitárias tradicionais.
  • 74% dos consumidores consideram as informações veiculadas nas redes sociais decisivas para tomar uma decisão de compra.
  • São a segunda fonte de informações para a tomada de decisão na hora da compra, perdendo apenas para amigos e parentes.
  • Ditam tendências.
  • Ranking dos Stories mais assistidos no Brasil

O Instagram divulgou recentemente a lista de influenciadores com mais visualizações no Stories no Brasil:

1 – Carlinhos Maia
2 – Whindersson Nunes
3 – Anitta
4 – Neymar
5 – Bruna Marquezine
6 – Luísa Sonza
7 – Ana Clara
8 – Marina Ruy Barbosa
9 – Fernanda Souza
10 – Maísa 

Como escolher o influenciador certo

Como dito anteriormente, a escolha de um influenciador para representar sua marca é o principal ponto da estratégia. Deve-se estabelecer um objetivo claro e direto, estudar o comportamento do público-alvo e qual a melhor rede para impactá-lo e o principal ter uma relação verdadeira com o porta voz selecionado para representar a marca.

Quer pensar em uma estratégia com influenciadores para sua marca? Entre em contato com a gente.

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Alltalks apresentado pela Analista de Marketing Digital Ana Luiza Rodrigues.