Micro Momentos: por onde passa a atenção do seu cliente?

Micro Momentos: por onde passa a atenção do seu cliente?

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É fato que o universo digital deixou ainda mais concorrido a busca pela atenção dos clientes. A produção de conteúdo por marcas, empresas e usuários cresce vertiginosamente, enquanto o tempo gasto para consumi-las permanece inalterado. Por isso, é preciso entender o comportamento dos consumidores para propor uma comunicação cada vez mais assertiva e de qualidade.

O conceito de Micro Momentos surgiu como tendência de comportamento imediato dos usuários que buscam respostas instantâneas para momentos de busca e necessidades que podem ser auxiliados por segmentações e geolocalização. Falar de Micro Momentos é falar de experiência mobile. Dessa forma o Google dividiu esse conceito em quatro momentos: Ir, Saber, Comprar e Fazer.

Eu quero ir (I want to go moments)

Momentos com intenção de ir a algum lugar, buscas em apps de mapas e busca por negócios locais como baladas, restaurante, bancos etc.

82% dos usuários brasileiros utilizam o smartphone para buscar empresas próximas a eles.


Eu quero saber (I want to know moments)

As discussões, diálogos e debates ganharam um novo comportamento: acessar o Google na hora. 69% dos usuários brasileiros pegam o smartphone no meio de uma conversa para saber mais sobre algo que foi dito.

Eu quero comprar (I want to buy moments)

Os hábitos de consumo também estão em transformação e permeiam o conceito de Micro Momentos seja em qualquer lugar. Da busca por informação sobre um determinado produto à compra concluída, os acessos estão cada vez mais frequentes. 33% dos consumidores online informaram ter feitos uma compra na cozinha, outros 28% em seu carro.

Eu quero fazer (I want to do moments)

A quantidade de pesquisas relacionadas a termos de “como fazer” algo aumentou exponencialmente. Usuários usam o Google o Youtube como manual para tudo. Pesquisas relacionadas a “como fazer” no Youtube cresceram 72% de 2016 a 2017.

Onde você está quando os consumidores precisam de ajuda?

Faça recomendações personalizadas, as pessoas querem saber coisas diferentes mesmo quando procuram sobre um mesmo produto. Melhores produtos anti-idade para cuidados com a pele X melhor rotina de cuidados com a pele para faixa dos 30 anos

Muitas buscas são por assuntos sem “grande” importância, mas ainda assim, geram oportunidades de negócio.

  • Buscar por termos “melhores...” de 2016 a 2017
  • Melhores guarda-chuva +140%
  • Melhores acessórios para viagem +110%
  • Melhores escovas de dente +100%
  • Melhores desodorantes +60%

Que tipo de informações o usuário está buscando nos diferentes momentos do dia em relação ao seu produto?

Experiências ruins

Usuários reclamam sobre experiências ruins em dispositivos móveis, e isso influencia diretamente no seu resultado

  • 67% dos usuários falam que demora para carregar o conteúdo
  • 66% dizem que é complicado achar o que precisa
  • 60% reclama que não é funcional como gostaria
  • 56% afirmam que são necessários muitos passos para fechar uma compra
  • Desses insatisfeitos, 43% informou que procurou o site de outra marca e 41% dificilmente retornaria.

Por onde começar

Tenha um banco de Micro Momentos conhecido e filtrado para cada marca. Este deve ser um item a mais dentro do estudo de personas.

Definir em quais Micro Momentos o mobile mais influencia na decisão de conversão do seu cliente. Aonde ele está? Na cozinha, no escritório ou dirigindo? Vendo TV, ouvindo rádio, lendo ou numa roda de amigos? Próximo da hora do almoço, no embarque de um voo ou na fila do banco?

Otimize o canal mobile da marca ao máximo. Mobile first, usabilidade, descartar o que não for necessário para o objetivo principal. No mobile, o usuário dificilmente lerá o “QUEM SOMOS” gigante no menu principal. Experimente coloca-lo no rodapé, assim como toda a informação que não tem como foco o objetivo principal do momento mobile do usuário.

Esteja presente em todos os momentos da jornada com conteúdo de qualidade, não somente quando o usuário buscar pelo seu produto especificamente. Procurar responder perguntas pertinentes, aparecer com conteúdos relacionados e que sempre estejam ajudando de alguma forma.

Como é a relação de comportamento dos usuários online hoje?

73% dos usuários responderam que usam o smartphone enquanto assistem tv.

65% dos usuários responderam que usam o smartphone com mais frequência que o computador para estar online.

Foi perguntado como você mais usa seu smartphone diariamente, e as principais respostas foram: Ouvir música, Organizar compromissos, Jogar, Alarme, Tirar fotos e ver as horas. 


Quando foi perguntado pelo menos semanalmente, as respostas foram: Buscas, redes sociais, ver vídeos e informações sobre produtos. 


E também vemos os resultados sobre o que as pessoas mais fazem após comprar um produto online: Compartilhar a experiência nas redes sociais, Fazer um review do produto e buscar por ajuda para instalação/setup.

A era digital acirrou a busca pela atenção do consumidor que, além de contar com uma grande variedade de meios de comunicação, passou a ter voz ativa. Nos esforços dos clientes, agências e empresas em conquistar a atenção e conversão dos consumidores, se sobressai quem entrega conteúdo de qualidade marcando presença nos mais variados momentos do público-alvo. É um exercício de constante aprendizado, mas que garante vantagens a quem souber fazer. 

Por Vinícius Moraes – Mídia Digital na Alta Comunicazione - Ribeirão Preto

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