Tendências do Varejo Online é tema do 46º Alltalks

Tendências do Varejo Online é tema do 46º Alltalks

Alltalks

De olho nas novidades do mercado digital, a Alta Comunicazione realizou na sexta-feira (8) o 47º Alltalks com o tema Tendências no Varejo Online para 2019, ministrado pelo diretor do ComEcomm Fernando Mansano. A apresentação contou com a presença de clientes e colaborados da Alta. 

Construir uma integração de canais se valendo dos benefícios da tecnologia é o primeiro passo para estar preparado para as novidades que vêm por aí no varejo online. Integrar sistemas de gestão, implementar um serviço eficiente de CRM e criar a cultura de utilizar os dados para municiar as forças de vendas é uma tarefa que ainda é muito desafiadora, porém, extremamente necessária.

“Muitas vezes seu principal cliente do e-commerce faz uma visita a sua loja física e se você não souber quem ele é, pode gerar uma frustração”, comentou Mansano durante a palestra. Implementar a cultura da integração entre os universos on e off permite mapear os pontos de contato, identificar gargalos e oportunidades, gerar insights e o principal: incrementar a experiência entre a marca e o cliente.

Outro ponto destacado no Alltalks dessa sexta foi a importância de gerar estratégias de tráfego ao e-commerce. “No varejo online, o cliente também precisa visitar sua loja. Algumas estatísticas mostram que o volume de vendas cresce acompanhando o número de acessos de um usuário. Por exemplo, a tendência é que ele compre mais na terceira vez que acessa um e-commerce do que na primeira. Então, é preciso criar o hábito do cliente visitar a loja online”, destacou Mansano.

Para ajudar a aumentar esse volume uma dica é o fortalecimento do e-mail marketing com uma estratégia de gestão e higienização da base de clientes. Marketplaces e assinatura de produtos através da web também são pontos que ganharão ainda mais força em 2019.

Apostar na força das vendas regionais, entrega rápida em até 24 horas e retirada na loja pode dar força para pequenos e médios negócios concorrerem com grandes players do mercado. “Implementar um sistema que permite a compra online com retirada na loja no mesmo dia ou em até 24 horas além de trazer o cliente para a sua loja física permite a experiência de fazer um atendimento excepcional que pode converter em vendas de novos produtos”, frisou Mansano.

Para uma experiência completa entre varejo online e consumidores, uma tendência que já vigora como realidade são as lojas pensadas para mobile. A compras através de aparelhos smartphones cresce fortemente a cada ano. Em 2017, 27% das vendas online foram feitas via mobile, segundo estudo da E-bit. Um hábito nada comum há alguns anos. Portanto, é fundamental planejar experiências para mobile.

Para o diretor da Alta, Miguel El Debs, alinhar o conhecimento do que o mercado está demandando contribui para que toda equipe trabalhe de modo alinhado e co-crie soluções junto com o cliente. “O objetivo do Alltalks é gerar conhecimento através do compartilhamento e exposição de assuntos ligados à nossa área e ao mercado de comunicação em geral. Hoje temos uma área de e-commerce aqui dentro então é fundamental estarmos atentos, de olho nas transformações desse mercado que cresce a cada ano”, comentou Miguel.

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