O fenômeno TikTok.

O fenômeno TikTok.

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O TikTok é um um aplicativo de vídeos curtos e divertidos que se tornou um fenômeno entre os jovens. E sua relevância na comunicação atual é tão grande que já conta com mais de 500 milhões de usuários no mundo todo, se tornando o terceiro aplicativo mais baixado do ano. Ficando atrás apenas do WhatsApp e do Facebook Messenger. A sua influência é tão grande que ultrapassou o Facebook e o Instagram em downloads. No Brasil, ela ainda está crescendo, mas já é uma das principais redes sociais na China, Índia e EUA. 

Criado em 2014, o TikTok começou com o nome de Musical.ly. Em 2018, a startup mais valiosa do mundo, Bytedance, comprou a plataforma e a transformou no que é hoje, em um acordo de cerca de R$3,8 bilhões. Mas qual a funcionalidade do TikTok? A plataforma se descreve como "o destino de vídeos móveis curtos", com diversas opções de edições, filtros e trilhas sonoras. Os vídeos são curtos e apostam no humor, podendo durar até 15 segundos, e em loop até um minuto. Sua maior característica é juntar todas essas funções de forma simples e intuitiva, facilitando a usabilidade. A rede é viral entre os jovens da geração Z, concentrando-se entre os usuários de 16 e 24 anos. 

Aproveitando a plataforma.

 O TikTok apresenta diversas funcionalidades e ferramentas que podem auxiliar o dia a dia das empresas de comunicação. Seu perfil descontraído traz diversas oportunidades e ajuda a empresa a largar na frente quando se fala de inovação. Marcas como Red Bull, e times como Barcelona e Bayern de Munique já aproveitam a onda do TikTok, que possui poucos concorrentes nas sua categoria (como o Snapchat e a recente funcionalidade "Cenas", do Instagram Stories).

 Na busca pela aproximação do público, o aplicativo chama a atenção das empresas, porém é preciso levar em conta a questão de nicho, ou seja, é uma rede predominantemente jovem. Diferente do Facebook e Instagram, que têm um público mais abrangente, o Tik Tok tem uma faixa de idade bem segmentada. Entretanto, a idade não deve ser um limitador. Com o crescimento do TikTok, a ideia é que logo o aplicativo se torne tão viral como nos outros países. Assim, as marcas ligadas a esse target mais novo, podem abusar da rede social, a fim de aproximar esse público da marca. Desafios lançados na plataforma são ações que engajam o público, como repetir um passo de dança ou imitar algo. Eles contribuem para que os usuários se sintam parte de um grupo. Esses métodos consolidam a base dos usuários e os tornam fiéis.

 Outro ponto importante é que o uso da rede é simples, atraindo influenciadores por mais tempo. Nos Estados Unidos, a média de tempo de usuário na plataforma é 46 minutos por dia, e o número de usuários ativos por mês chega a 26 milhões. Mas, quando falamos em influenciadores, o Youtube se destaca, já que é a plataforma mais utilizada entre eles. Entretanto, o custo para ações com influenciadores na rede pode ser bem alto e a concorrência é grande, tornando o TikTok uma alternativa com grande alcance e baixo custo. Os influenciadores monetizam no TikTok através de anúncios. A preocupação do canal é não poluir e espantar o público com anúncios demais, principalmente pela faixa etária jovem, que não gosta muito desse exagero.

 O TikTok é hoje um gigante em crescimento que pode gerar muitas vantagens e oportunidades para as empresas e pessoas que acreditam nela. Antes de qualquer decisão é importante avaliar as possibilidades, o público e se a rede se encaixa no perfil. E uma estratégia de marketing bem pensada e estudada é o segredo para os bons resultados de qualquer ação de marketing.

TikTok em números.:

- 4º maior rede social em termos de usuários.

- 1,5 bilhões de usuários mensais.

- 500 milhões de usuários apenas na China.

- Mais de US$50 milhões de dólares em compras na plataforma.

- US$6 milhões de doláres gastos por usuários para recompensar influenciadores.

- Mais de 660 milhões de downloads em 2018 - 220 milhões a mais que o Instagram no mesmo período.

- 41% dos usuários tem entre 16 e 24 anos.

- 72% dos usuários seguem algum influencer.

Dados: Infobase Interativa e SensorTower.

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