AllTalks 63: Metodologia Lean Six Sigma

AllTalks 63: Metodologia Lean Six Sigma

Alltalks

Você já ouviu falar de Lean Six Sigma? É uma metodologia que auxilia na minimização de erros e maximização de resultados. Esse foi o tema trazido pelo palestrante João Lise, no AllTalks edição 63. João trabalhou mais de 10 anos na Santa Helena como Gerente de Marketing e hoje desenvolve um trabalho próprio focado em estratégias de marketing, produtos e inovação utilizando a metodologia Lean Six Sigma.

O Lean Six Sigma é a junção de duas metodologias: as ferramentas do Seis Sigma e o conceito do Lean Manufacturing. Em suma, o objetivo da sua aplicação é reduzir processos e eliminar desperdícios em uma empresa, melhorando assim seus resultados. Enquanto o Seis Sigma foca na qualidade e na diminuição da variação dos processos, o Lean busca aumentar a produtividade com redução de desperdícios e melhor fluxo de trabalho. Quanto melhor a qualidade, melhor a produtividade, mas o inverso não necessariamente é uma verdade. Ou seja, quando se produz mais, nem sempre se produz com qualidade.

Outro ponto interessante do Six Sigma (ou Seis Sigma) é a utilização de belts (faixas) para classificar os níveis de profissionais, que vão desde o operacional até o gerencial, chegando ao topo de funcionalidade com o Black Belt, o nível mais avançado. E qualquer semelhança com as artes marciais não é mera coincidência. E somente profissionais com a certificação Green Belt ou Black Belt podem desenvolver um projeto de Lean Six Sigma.

Essa apresentação agregou muito conhecimento a todos que participaram do AllTalks e mais uma vez abriu nossas mentes para conteúdos inovadores e pertinentes ao nosso negócio, fomentando novas abordagens e estratégias para cada vez mais nos destacar frente ao mercado. Confira um pouco mais sobre o tema no vídeo abaixo.

Veja mais notícias sobre a Alta.