Consumo de vídeos online cresce 135% no Brasil

Consumo de vídeos online cresce 135% no Brasil

Notícias

A relação de amor dos brasileiros com os vídeos on-line cresce a cada ano e a passos largos. Entre 2014 e 2018, o tempo médio destinado ao consumo de conteúdo em vídeo na internet saltou de 8 para 19 horas semanais em terras tupiniquins. O crescimento de 135% foi revelado pela pesquisa Vídeo Viewers, encomendada pelo Google.

Os números evidenciam que conteúdos em vídeo deixaram de ser tendências e se consolidaram como estratégias importantes no plano de comunicação, marketing e relacionamento das marcas. Entretenimento, busca por conhecimento e atualização estão entre as principais necessidades que guiam o consumo de vídeos.

Se a pauta é vídeo on-line, não podemos deixar um nome de fora: YouTube. Principal destino dos brasileiros para vídeos na web, o YouTube se apresenta como a segunda plataforma mais utilizada como buscador, ficando atrás apenas do Google, empresa à qual pertence. Quando falamos em share de vídeos assistidos, seja on ou offline, a plataforma detém 15% do todo ficando à frente de Facebook (6%), Netflix e WhatsApp (4% cada) e atrás apenas da Rede Globo (18%).

Entender o comportamento do target e propor um diálogo através de conteúdos assertivos em formato de vídeo contribuem para o brand awareness. A palavra diálogo aparece propositalmente destacada pois, segundo a pesquisa, 7 em 10 brasileiros afirmam que o conteúdo disponível no YouTube reflete a realidade ao redor deles e oferecem um espaço em que todos podem ter voz. 1 a cada 2 brazucas declaram que encontram tudo o que querem na plataforma. Democratizar a comunicação, ouvir e conversar com seu público pode fortalecer e consolidar novos advogados de marca.

Se o consumo de conteúdo em vídeo cresce, a publicidade nesse formato acompanha o movimento. No último ano, as conversões em anúncios exibidos em vídeos do YouTube aumentaram mais de cinco vezes no Brasil. E isso tem a ver com a tecnologia utilizada pela plataforma no que se refere ao posicionamento, interesse e o conteúdo do público para selecionar o informe publicitário a ser exibido. Segundo a Vídeo Viewers, 55% dos entrevistados afirmam que o YouTube mostra anúncios em linha com os vídeos que eles costumam assistir na plataforma.

Se você enxerga um potencial em vídeo para sua marca e ainda não deu vida e vídeos a ela, alguém pode estar ganhando esse espaço. Entre em contato com a gente e vamos falar sobre isso.

Veja mais notícias sobre a Alta Comunicazione.

A pesquisa Vídeo Viewers foi realizada pela Provokers.