AllTalks #71- Fracassar é preciso: Leandro Borges fala sobre como aprender com erros

AllTalks #71- Fracassar é preciso: Leandro Borges fala sobre como aprender com erros

Alltalks

Durante o bate-papo, Leandro abordou elementos de sua trajetória cheia de altos e baixos no esporte para destacar que os erros podem e devem ser vistos como um degrau para evolução pessoal e profissional de um indivíduo.

O envolvimento do publicitário com o esporte vem desde a infância. Vôlei, futebol, basquete e atletismo estão na lista das modalidades que o Leandro encarou - e fracassou. Mas foi o futebol americano que realmente o ensinou a aprender com os erros.

Depois de fundar um time aos 15 anos e ver o projeto ir água abaixo, ele resolveu insistir. Trocou de clubes, participou de campeonatos e aos poucos foi crescendo na área.

Hoje, além de jogador, Leandro atua como treinador de futebol americano. Ele ainda uniu a formação em publicidade e o amor pelo esporte, contribuindo na direção de marketing do projeto social “Futuro do Gueto”, que leva o esporte à periferia de Ribeirão Preto para integrar crianças e jovens à comunidade.

         “Fui aprendendo muito com o fracasso. Toda vez que eu perdia algo, seja um campeonato, seja um projeto que não foi para a frente, eu focava muito mais nos meus erros. Por mais que a gente não deseje fracassar, em algum momento vamos errar. É inevitável. E o que importa é a forma como você encara isso”, afirma.

         Enxergar nos erros uma oportunidade para melhorar. Para Leandro, isso foi fundamental para que ele se desenvolvesse e tivesse ainda mais garra para encarar novos desafios. Ele atribui tal aprendizado não só aos “tapas” que a vida nos dá, mas também ao incentivo dos pais, que sempre insistiram para que ele estudasse e praticasse esportes.

         “Quando criança não entendia exatamente essa insistência em relação ao esporte. Hoje compreendo que o que eles queriam que eu entendesse é que não basta ser somente inteligente. É preciso perder e aprender. O esporte proporcionou esse aprendizado”, diz.

Errar, por fim, pode até doer, mas também nos faz evoluir.

Gostou do conteúdo? Siga acompanhando as próximas edições do AllTalks.

Veja mais notícias sobre a Alta.