AllTalks #72: Escrita e processos criativos com Fran Micheli.

AllTalks #72: Escrita e processos criativos com Fran Micheli.

Alltalks

Para falar um pouco sobre como o ato de escrever influencia positivamente nos processos de criação e inventividade, Fran Micheli, editora da Farofa Magazine, jornalista, proprietária da ESC Conteúdo Editorial, mestre em Mídia e Tecnologia pela Unesp e professora no curso de Marketing Digital da FAAP, preparou um #AllTalks repleto de estímulos criativos e dicas para o desenvolvimento de uma escrita melhor.

Fran desmistificou, de forma descontraída, conceitos como o de que inovar seria fazer algo inédito sempre, ou de que a criatividade teria definições pré-estabelecidas. De acordo com a jornalista, ser criativo envolve, entre outras coisas, não aceitar a primeira resposta diante de uma pergunta, entender o contexto do que está sendo criado, ter a capacidade de associar ideias e desafiar-se a fazer coisas que não gostamos.

“Escrever com criatividade possibilita que você explore diversas formas de expressão. Você pode usar neologismos, gírias, palavras regionais. Pode até criar uma expressão que

não existe. Escrever com criatividade é muito legal para definirmos nosso próprio estilo”, diz.

Ela também acredita que a criatividade não é um dom e que todas as pessoas são criativas de alguma forma. O que diferencia uma pessoa da outra é que, como qualquer outro tipo de habilidade, cada um tem a criatividade desenvolvida em níveis ou nichos diferentes. Fran, no entanto, dá dicas para o desenvolvimento de uma escrita melhor. Além do exercício da leitura, ela também aconselha que tenhamos o hábito de escrever todos os dias.

“Escreva um diário. É um grande presente que você pode se dar. No diário temos a oportunidade de externalizar coisas que estavam nos incomodando, ou algo que nos deixa feliz, por exemplo. Quando tiramos essas ideias e percepções do pensamento e colocamos no papel, é como se ampliássemos nossa visão. Recebemos essas informações por outros caminhos do cérebro e despertamos outras partes anteriormente não estimuladas”, afirma.

FAROFA MAGAZINE

Quem tem fome de conteúdo conhece a Farofa Magazine, uma revista de entretenimento gastronômico idealizada por Fran e pela sommelier de cervejas Bia Amorim. A publicação, feita de maneira independente, está em sua terceira edição e conta com a colaboração de profissionais da gastronomia, jornalistas e colunistas de diversas partes do país. A escrita criativa é um dos pilares da revista, que traz um olhar diferenciado sobre os temas que envolvem o mundo da culinária e seus diversos nichos.

Veja mais notícias sobre a Alta.